Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Encontro nacional reúne jovens advogados em Belo Horizonte

    Publicado por OAB - Goiás
    há 10 anos

    "Sem dúvida a Ordem dos Advogados do Brasil tem de ter um olhar para os advogados em início de carreira, pois eles serão o futuro da advocacia e do país", afirmou o presidente da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, na abertura do XII Encontro Nacional dos Jovens Advogados, na última quarta-feira (20). Nesta edição, o tema foi "Os Desafios da Advocacia Contemporânea". O presidente da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da OAB-GO, Wanderson de Oliveira, participou do evento.

    Em seu discurso, Marcus Vinicius disse que jovens advogados podem contar com o braço forte da OAB em favor de suas reivindicações e de seus anseios. "Estamos empregando esforços para gerar linhas de créditos para a constituição dos escritórios, para a aquisição, por exemplo, de móveis. A Escola Nacional de Advocacia irá realizar um curso de gestão de escritório Queremos incluir os advogados no Simples Nacional, que irá de sobremaneira beneficiar os jovens profissionais."

    "O jovem advogado é, antes de tudo, um cidadão e deve ocupar-se das grandes causas da república. Temos muito a que aprender com eles e, por isso, pedimos que apresentem o enfrentamento necessário para a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e as diretrizes que iremos apresentar para um novo curso de Direito no Brasil", destacou o presidente da OAB Nacional.

    O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, também participou da cerimônia. Ele saudou a todos os presentes e disse que é uma honra estar na terra da liberdade. Lamachia ainda fez um paralelo dizendo que os advogados são os maiores defensores da liberdade.

    O presidente seccional mineira (OAB-MG), Luís Cláudio Chaves, lembrou que os participantes querem aprender um pouco mais sobre a entidade. "O sentimento contrário é recíproco. A Ordem se desdobra para corresponder aos anseios da classe e busca sempre assegurar seus interesses, especialmente, às prerrogativas dos advogados, que é o maior desafio da OAB."

    O presidente da Comissão OAB Jovem da seccional mineira, Fabrício Souza Cruz Almeida, defendeu o piso salarial para o advogado, questão esta acolhida pelos presidentes do Conselho Federal e da OAB-MG. Ele disse que a proposta vem ao encontro dos anseios, principalmente dos jovens advogados. "O advogado, na condição de empregado da iniciativa privada é um dos profissionais que tem pior remuneração no mercado de trabalho."

    O evento debateu temas como: "Honorários Advocatícios na Justiça Trabalhista"; "Prisão Provisória e Medidas Cautelares"; "Democracia Direta e Reforma Política"; "Advocacia Criminal, Passado e Presente. Evolução ou Retrocesso?" e outros.

    Mesa de honra

    Compuseram a mesa de honra, além das autoridades já citadas, o vice-presidente da OAB-MG, Eliseu Marques de Oliveira; a secretária-geral da OAB-MG, Helena Delamonica; o tesoureiro da seccional mineira, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; o presidente da CAA-MG, Sérgio Murilo Diniz Braga; a presidente do Conselho Estadual do Jovem Advogado, Mariana Barbosa; a presidente da Comissão OAB Jovem do Rio Grande do Norte, Mariana Oliveira; o diretor do DAAC, Adriano Cardoso e o conselheiro seccional, Donaldo José de Almeida.

    • Publicações6153
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/encontro-nacional-reune-jovens-advogados-em-belo-horizonte/112145848

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)