Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Eleições Limpas: Pesquisa OAB/Ibope revela que 85% querem reforma política

Publicado por OAB - Goiás
há 11 anos

Eugenio Novaes

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (6) pelo presidente do Conselho Federal da OAB revela que 85% dos entrevistados são favoráveis à reforma política, e que 92% dos entrevistados são a favor de projeto de lei nesse sentido por iniciativa popular.

A Ordem encabeça o Comitê de Reforma Política criado em junho junto a diversas instituições da sociedade civil para coletar em todo o País assinaturas em favor do projeto de lei de iniciativa popular.

A pesquisa foi apresentada pelo presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado. O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, representou as seccionais da OAB no evento. "Não tenho dúvida de que à medida que aumentar o número de assinaturas o Congresso Nacional sentirá a necessidade de atender a sociedade, com já vem fazendo desde que o povo foi às ruas", afirmou Tibúrcio.

O coordenador do Comitê da Reforma Política em Goiás e secretário-geral da OAB-GO, Julio Meirelles, explica que o projeto de lei proposto pela OAB tem como principais propostas mudanças no financiamento de campanha e no formato da eleição proporcional. "É preciso discutir a eleição dos parlamentares, que sofrem uma grande crise de representatividade", afirmou.

Pesquisa

Quanto ao financiamento de campanha, 78% dos entrevistados se posicionaram contra a participação de empresas nas campanhas. Noventa por cento opinaram pediram punições mais rigorosas contra a prática de caixa-dois.

A pesquisa quis saber, também, qual o melhor modelo para eleger deputados, ficando 56% a favor de mudanças e pela instituição do voto em lista (lista e propostas de candidatos), contra 38% favoráveis à maneira atual, no nome do candidato. Dentre os temas prioritários de propostas, os entrevistados elegeram saúde em primeiro lugar, seguido por educação e controle de gastos do governo.

O Ibope entrevistou 1.500 pessoas em todo o país de 27 a 30 de julho. Confira a íntegra da pesquisa.

  • Publicações6153
  • Seguidores48
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleicoes-limpas-pesquisa-oab-ibope-revela-que-85-querem-reforma-politica/100638784

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Com certeza temos 15% de pessoas conscientes e politizadas, ao exteriorizarem que o Brasil não tem jeito. Precisamos sim de uma Grande Reforma: no Executivo e no Legislativo (reforma política) e no Judiciário (reforma pelos julgados que caducam nas gavetas dos cartórios). Reforma no Brasil, tá longe!!!!!! continuar lendo

A reforma política no Brasil tem seu maior grau de importância porque será através dela que, finalmente, ganharemos maturidade democrática, desde que essa reforma traga no seu bojo: voto facultativo; abolição da obrigatoriedade de trabalho forçado como mesário nas eleições (sim, pois se o juiz e o promotor ganham alguns milhares de reais a mais pelo fato de exercerem função no processo eleitoral, por que o cidadão comum, que muitas vezes nem emprego possui, deve ser obrigado a trabalhar de graça?). continuar lendo

Concordo que todos esses itens devem ser incluídos na reforma política. Caso contrário parecerá mais uma tapeação dos políticos. continuar lendo

Acredito que o resultado da pesquisa é muito mais pela rejeição da política atual praticada em todas instituições nacionais. São desperdícios, como as obras inacabadas, gastos injustificados, como uso de aeronaves da FAB, orçamentos furados, como dos Estádios de Futebol, ou de investimentos mal feitos como a refinaria de Pasadena.

Experimenta fazer isto em casa ou na empresa,
é o caminho do divórcio ou da carta de demissão! continuar lendo

__Não me interessa essa coisa de que as eleições tem que ser limpas.Me interessa sim que o voto no Brasil tem que ser desobrigatório,por que se não for assim,as coisas vão continuar do mesmo jeito,apenas eles irão mudar de roupa.
__O mais interessante é saber que somos obrigados a participar de uma coisa tão idiota que se chama "votar"-obrigatório-É o mesmo que ser chicoteado e se sentir feliz...
__Pense:__O cara se candidata,fala um monte de besteiras nos comícios,suga o tempo dos ocupados,faz passeata,pega na mão dos proletários mal-informados (depois lava com álcool pra desinfetar) veste aquelas roupinhas mixurucas pra parecer humilde,vai lá na roça fazer mais promessas para os sertanejos,distribui santinhos,reúne com pessoas que se acham cabos -eleitorais e pagam uma micharia pra pessoas saírem nas kombis lotadas de panfleteiros,doa camisetas,faixas,cestas-básicas,remédios...enfim,continuam na mesma trilha de sempre,almejando o caminho das pedras,das tetas fartas,da ociosidade social etc...
__E o mais interessante de tudo isso é que,os problemas jamais acabam....eleição após eleição....=Serviço de saúde de péssima qualidade e sem estrutura,educação de péssima qualidade,segurança pública,moradia então nem se fala e,depois de quatro anos no poder,as coisas continuam as mesmas,e quando chega o tempo de votar,enganam o povo mais uma vez e,nada mudou.Nada mudou,nem mudará.Somente com o fim das matilhas e manadas congressistas,aquelas raposas velhas de casaca de ovelhas,e os velhos dinossauros soberbos embriagados,é que seremos sim orgulhosos da nossa Pátria Mãe gentil.
__POLÍTICO BOM É POLÍTICO DE GRAÇA!!! continuar lendo